Carta do P. Cavassa

27 01 2009
Click here to read this text in English. 
Para el texto español pulse aquí.

Vamos publicar aqui a carta de saudação enviada pelo Padre Ernesto Cavassa, Presidente da CPAL (Conferencia dos Provinciais da America Latina), aos participantes do Pré-Fórum Fé’namazônia.

Queridos amigos y amigas

“Pre-Foro Fé n’Amazonia”

Desejo dirigir uma saudação muito cordial a todos e todas vocês que participam do “Pré-Foro Fé n’Amazônia”, reunidos nestes dias que precedem o Fórum Social Mundial 2009, em Belém do Pará.  Minha palavra é de boas vindas e votos de sucesso na realização desse seminário e na participação de todos no FSM, espaço aberto dos cidadãos do mundo, por um mundo diferente e uma globalização solidária.

A CPAL – Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina, que presido, apoiou desde logo a iniciativa da Região dos Jesuítas da Amazônia e do Secretariado pela Justicia Social dos Jesuítas (Roma) para realizar esse Pré-Fórum, em preparação ao Fórum Social Mundial.  Vejo como muito feliz a escolha do tema deste Pré-Fórum: contribuição de nossa fé, da fé do nosso povo, para a defesa da vida na Amazônia, uma reflexão feita em chave ecumênica, em torno da missão comum de defender e promover a vida, das pessoas e da natureza desta imensa região, tão rica em biodiversidade e tão ameaçada.

A realização deste evento na Região Amazônica é, para a CPAL, um motivo especial de alegria, uma vez que esta Região, de acordo com nosso “Princípio e Horizonte”, constitui uma das prioridades da Conferência. Esperamos que este Foro chame a atenção sobre esta Região estratégica, afim de que ela possa contar com maiores e melhores recursos para a realização de seus projetos.

A crise mundial que estamos vivendo confirma nossa convicção de que outro mundo não é só possível, mas necessário e urgente, como diz o lema do FSM. Esta crise de base econômica ou financeira, é também ética e moral, é crise de visão e de solidariedade. Temos que mobilizar nossas melhores energias espirituais e articular-nos em movimentos e redes que possam incidir nas decisões que afetam o presente e o futuro da vida não só da Amazônia, mas de todo o planeta.

Que Deus ilumine seus trabalhos e os sustente em sua missão.

Ernesto Cavassa, S.J.

Presidente da CPAL

Advertisements

Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: