Leonardo Boff ao Fórum Mundial de Teologia e Libertação

23 01 2009

O programa de quinta feira, 22 de janeiro 2009, do Fórum Mundial de Teologia e Libertação começou às 9:00h, com uma linda “Celebração da Água.” Com cantos, instrumentação, poesias e danças, os jovens apresentadores de Belém introduziram o tema do Fórum: Água, Terra, Teologia – para outro mundo possível.

 

leonardoboffaEm seguida, o Professor Leonardo Boff falou a novecentas pessoas durante uma hora e dez minutos, integrando seu conhecimento teológico com as conclusões de cientistas sobre a situação atual do planeta, como também de pensadores de várias tradições, incluindo a sabedoria do povo indígena. Ele colocou a platéia diante da “crise” que a humanidade está vivendo, que facilmente poderá se tornará uma “tragédia” – de falta de água, de alimentação e de energia – e da extinção da espécie humana.

 

Referindo-se a Ghandi, lembrou que a terra poderá sustentar os filhos e filhas aos quais ela dá vida; mas não poderá sustentar uma humanidade que vive nos padrões de consumismo. E se a Teologia da Liberação enxergava os efeitos da ganância no sistema econômico, a crise atual exige a percepção dos danos feitos pelo ser humano ao próprio planeta e nos chama à construção de uma nova cultura de solidariedade e de colaboração. Em tudo isso, estaremos sempre diante daquele Mistério que nosso coração reconhece como nosso Deus.

dsc00487

Advertisements

Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: