Povos indígenas partem de Manaus para o Fórum Social Mundial

22 01 2009
texto en español

Representantes de 18 povos e 29 organizações indígenas partiram nessa terça feira, dia 20 de janeiro, às 17 horas, do porto de Manaus em direção a Belém/PA para participar do Fórum Social Mundial (FSM), que acontece nos dias 27 de janeiro a 01 de fevereiro na capital paraense. A delegação indígena proveniente dos Estado do Amazonas e Roraima é integrada por aproximadamente 100 lideranças (podendo chegar a 150 ao longo da viagem), dos povos da região representados por organizações indígenas como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e o Conselho Indígena de Roraima (CIR). Viajam junto com a delegação representantes de entidades aliadas do Brasil, Venezuela, Bolívia, México e Suíça entre as quais o Conselho Indigenista Missionário – Cimi, Secoya, Xi´nichi do México e a Universidade Indígena da Venezuela – UIV.

047

Para o Coordenador geral da Coiab Jecinaldo Barbosa Sateré Maué os Povos Indígenas vão ao FSM em Belém/2009 para: “Exigir respeito a nossos Territórios, Bem-Viver, Livre Determinação e Estados Plurinacionais. Propor uma mobilização global em defesa da Mãe Terra, dos Povos e da Humanidade contra a mercantilização da vida, a poluição e o consumo tóxicos e a criminalização social.”.

Com essa finalidade será lançada, em conjunto com várias organizações da sociedade civil, a “Campanha Povos Indígenas na Amazônia: presente e futuro da humanidade”, foram organizados diversas atividades pelas organizações indígenas e as lideranças participarão dos diferentes espaços de debate e articulação do Fórum Social Mundial juntamente com o movimento popular.

img_1314La delegación indígena viaja por el más tradicional y más utilizado medio de transporte en la Amazonía: el barco. Sigue su itinerario por el rio más grande del Mundo, el rio Amazonas, y su llegada a Belém/PA está prevista para el día 26/01/2009. Los dias en el barco serán utilizados para socializar las realidades enfrentadas por los diversos pueblos indígenas representados, apropriarse del contenido de la campaña que va a ser lanzada, comprender mejor el sentido y las posibilidades que oferece el FSM y para discutir las estratégias de participación.

Están previstas diversas manifestaciones públicas en defensa de los derechos indígenas y en defensa de la Amazonía en las ciudades de Parintins/AM y Santarém/PA, localizadas a lo largo del rio Amazonas, en el trayecto hasta Belém.

Advertisements

Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: